Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Conheça melhor o fox paulistinha, um cão brasileiro

18-04-2011

Para o comerciante Célio Rezende, 67 anos, não há outra raça de cão tão simpática quanto o terrier brasileiro, popularmente conhecido como ‘fox paulistinha’. Ele teve um contato mais próximo com a raça há 20 anos, quando ganhou um filhote de presente.
"Não conhecia muito bem a raça, mas aos poucos fui me interessando pelas características do ‘paulistinha’ e me apaixonei. Ele é muito esperto e ativo e ao mesmo tempo muito dócil e companheiro", diz Rezende.
Observador e com aguçado instinto de caça, o terrier brasileiro descende de uma linhagem dos cães do tipo terrier, de origem europeia. No Brasil, essa raça foi submetida a cruzamentos com pinschers e chihuahuas, originando uma nova raça que lembra um fox-terrier, mas de formas mais arrendodadas e pelo curto, o terrier brasileiro.
Brincadeira
Graças a sua linhagem, o terrier brasileiro, ou simplesmete fox paulistinha, apresenta patas e musculatura resistentes e pelagem curta e lisa, o que dispensa muitos cuidados quanto aos tratos estéticos e visitas ao veterinário.
De acordo com o médico veterinário da Universidade Barão de Mauá Gelson Germano, os principais cuidados se limitam aos mesmos prestados a qualquer raça. "A primeira medida ao adquirir um ‘paulistinha’ é checar se ele já tomou todas as vacinas obrigatórias, principalmente para raiva, cinomose e hepatite", diz o veterinário.
Tosas são desnecessárias à raça. Para retirar o excesso de pelos, basta escová-lo uma vez por semana. As visitas ao veterinário podem ser feitas uma vez por mês no caso de filhotes. A partir dos oito meses, essas visitas podem ser realizadas uma vez ao ano.
"Brincar também é outra necessidade desta raça, que é muito inteligente e ativa", ressalta o veterinário.
Características
• Tamanho: entre 35 a 38 cm (fêmeas) e 35 a 40 cm (machos)

• Peso médio: entre 8 kg (fêmeas) a 10 kg (machos)
• Expectativa de vida: 16 anos
• Filhotes por ninhada: até seis filhotes
• Preço de mercado (filhote): entre R$ 200 (macho) e 300 (fêmea)
• Características marcantes: pelagem curta, lisa, fina, bem assentada com fundo branco, com marcações em preto e marrom. Marcas marrons acima dos olhos, nas faces laterais do focinho e no bordo das orelhas. No focinho também poderão existir listas e manchas brancas distribuídas no sulco frontal e nas faces laterais. As orelhas também são característica marcante por serem bem separadas, triangulares, semi-eretas, com as pontas caindo em direção ao ângulo externo dos olhos
• Comportamento: ativo, brincalhão, com temperamento dócil, mas agitado. Gosta de crianças e de demarcar seu território, por isso pode não se adaptar bem com outras raças. Requer uma educação firme, mas é fácil de adestrar. Gostam de espaço para brincar. Têm instinto de caçador e são bons como cão de guarda e de companhia
• Alimentação: pode variar com a idade e o tipo de ração. Entre uma e duas xícaras, que podem ser servidas duas vezes ao dia. Filhotes necessitam comer porções menores e mais vezes ao dia
• Cuidados: não necessita de tosas constantes e os banhos devem ser oferecidos quando necessário. Escovações semanais ajudam a retirar o excesso de pelo. Não possui doenças características à raça. Além das vacinas obrigatórias aos cães, deve fazer consultas ao veterinário uma vez por mês enquanto filhotes. Após um ano, as consultas rotineiras devem ser feitas uma vez ao ano.
Fonte: Jornal A Cidade (acessado em 18/04/2011)

http://www.crmvsp.org.br/site/noticia_ver.php?id_noticia=3438 

Nenhum comentário:

Postar um comentário