Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Animais não devem ganhar chocolate na Páscoa

15-04-2011
Donos que não resistem à carinha de vontade de seus pets devem pensar duas vezes antes de dividir com eles suas guloseimas. Durante a Páscoa, o chocolate é um dos principais causadores de intoxicações alimentares. Mas por que esse alimento tão comum na dieta humana faz mal aos pets?
A veterinária Amanda Carvalho explica que o organismo dos pets não é igual ao do ser humano. “Algumas diferenças entre homens e os pets são nítidas, como a sensibilidade ao frio. Um pet pode andar no gelo sem queimar as patas, por exemplo. Mas internamente também há diferenças significativas. A forma de metabolizar substâncias é uma das principais”, diz ela.
No caso do chocolate, o composto químico nocivo ao pet é a teobromina, uma substância similar à cafeína. “A cafeína em excesso faz mal a uma pessoa adulta e não é eliminada pelo organismo de um bebê rapidamente. De forma semelhante age a teobromina no organismo dos pets, que não conseguem eliminá-la do sangue de forma rápida. Por isso, o alimento é prejudicial à saúde de cães e gatos e pode levar a quadros de intoxicação”, afirma Amanda.
Uma dica para manter os pets felizes enquanto o dono se delicia com seus ovos de Páscoa é oferecer petiscos funcionais. “Além de saborosos, eles são benéficos à saúde dos animais”, afirma a veterinária.
Mas caso seu pet acabe comendo chocolate e tenha uma intoxicação alimentar leve-o a um médico veterinário o quanto antes.
Fonte: Itu.com.br (acessado em 15/04/2011)

http://www.crmvsp.org.br/site/noticia_ver.php?id_noticia=3428

Nenhum comentário:

Postar um comentário